Trauma

A Ortopedia da Rede Mater Dei de Saúde conta com dois especialistas em cirurgia do trauma ortopédico. A equipe está apta para diagnosticar e tratar todas as doenças ortopédicas ligadas ao trauma e politrauma, fraturas de baixa, média e alta complexidade. A equipe também está apta em aplicar técnicas de alongamento e transporte ósseo com uso de fixadores externos, aliando o conhecimento teórico científico da equipe às técnicas de ponta disponíveis no mercado.

O que é alongamento ósseo?

O alongamento ósseo é procedimento cirúrgico que pode ajudar na correção de irregularidades do crescimento ocorridos na infância ou mesmo defeitos por sequelas de acidentes, na correção de discrepância de membros inferiores, ou ainda por efeito estético, indicado em indivíduos de baixa estatura que queiram crescer após o fechamento das placas de crescimento.

Nesta cirurgia o osso é cuidadosamente e vagarosamente alongado após ser cortado e novo osso ocupará a zona alongada. Correções de angulações poderão também ser conseguidas pelo mesmo processo.

Esse procedimento se faz com o uso de fixador externo que pode ser ou linear, ou circular com o método de Illizarov.

Paralelamente ao desenvolvimento dos fixadores externos, sistemas de fixação interna (ou seja, dentro do osso) foram investigados e implementados na prática cirúrgica para o tratamento de fraturas. O desenvolvimento desses mecanismos foi extremamente benéfico para o paciente, pois são muitos mais confortáveis e aceitos do que os fixadores externos.

O alongamento ósseo se dá à razão de 1 milímetro por dia. A recuperação é de 3 dias para cada milímetro alongado, em média.

Especialistas

Dr. Sesnone Ferreira Alves

Especialidade(s): Trauma

CRMMG: 17.868 TEOT: 1.955

Av. Barbacena 1018 - sala 806 - Santo Agostinho
31 2555-1862

Graduado em medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Pouso Alegre/MG, o médico fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Felício Rocho,  treinamento em Cirurgia do Trauma pela AO Latina e capacitação  Advanced Trauma Life Support – ATLS. O ortopedista realizou curso de fixador externo em Verona, na Itália e desde 1992 é professor auxiliar de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Dr. Sesnone é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico.

Dr. Bruno Fares

Especialidade(s): Trauma

CRMMG: CRM-MG 49903 TEOT: TEOT 13108

Graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena, o médico fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Mater Dei e especialização em Trauma e Fixador Externo pela Santa Casa de São Paulo. O ortopedista realizou curso de curta duração em Locking Nailing Training, no Centre Hospitalier Universitaire em Strasbourg, na França. Pela AO Trauma Latin American cursou Advanced Principles of Fracture Management,  Master Course – Current Concepts e Principles of Fracture Treatmente Course. Dr. Bruno é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Solicite sua Consulta

Após recebermos seus dados, entraremos em contato para confirmar.
Se preferir, ligue: 31 3339-9636 ou via Whatsapp 31 99845-9711