
Trauma
A Ortopedia da Rede Mater Dei de Saúde conta com quatro especialistas em cirurgia do trauma ortopédico. A equipe está apta para diagnosticar e tratar todas as doenças ortopédicas ligadas ao trauma e politrauma, fraturas de baixa, média e alta complexidade. A equipe também está apta em aplicar técnicas de alongamento e transporte ósseo com uso de fixadores externos, aliando o conhecimento teórico científico da equipe às técnicas de ponta disponíveis no mercado.
O que é alongamento ósseo?
O alongamento ósseo é procedimento cirúrgico que pode ajudar na correção de irregularidades do crescimento ocorridos na infância ou mesmo defeitos por sequelas de acidentes, na correção de discrepância de membros inferiores, ou ainda por efeito estético, indicado em indivíduos de baixa estatura que queiram crescer após o fechamento das placas de crescimento.
Nesta cirurgia o osso é cuidadosamente e vagarosamente alongado após ser cortado e novo osso ocupará a zona alongada. Correções de angulações poderão também ser conseguidas pelo mesmo processo.
Esse procedimento se faz com o uso de fixador externo que pode ser ou linear, ou circular com o método de Illizarov.
Paralelamente ao desenvolvimento dos fixadores externos, sistemas de fixação interna (ou seja, dentro do osso) foram investigados e implementados na prática cirúrgica para o tratamento de fraturas. O desenvolvimento desses mecanismos foi extremamente benéfico para o paciente, pois são muitos mais confortáveis e aceitos do que os fixadores externos.
O alongamento ósseo se dá à razão de 1 milímetro por dia. A recuperação é de 3 dias para cada milímetro alongado, em média.