Ortopedia Oncológica

Os tumores ósseos são doenças raras, entretanto, hoje, com o avanço da medicina e as novas tecnologias, a abordagem dos pacientes com essas doenças vem se aprimorando. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, há chances maiores de bons resultados. Entretanto, o diagnostico precoce e imediato é fundamental.

Conheçam alguns mitos relacionados a Oncologia Ortopédica:

Se eu tiver um tumor ósseo terei que amputar o membro?

Somente o ortopedista oncológico poderá informar se a amputação será necessária ou não. Entretanto, hoje, com o avanço da medicina já é possível tratar o tumor sem a obrigatoriedade de amputar braços e pernas.

Caso tenha que ser amputado, perderei minha qualidade de vida?

Hoje com as novas próteses o paciente amputado consegue ter um resultado satisfatório e qualidade de vida. É fundamental realizar de forma adequada o processo de reabilitação.

O Câncer pode ser gerado a partir de uma pancada ou fratura?

Não. Muitos acreditam que o câncer pode ser gerado a partir de uma pancada ou após uma fratura. Entretanto, o câncer é decorrente de fatores genéticos e não tem relação com traumas ou doenças articulares degenerativas como, por exemplo, artrose e reumatismo.

Confira o significado de termos médicos muito utilizados na oncologia:

Adenocarcinoma– tumor maligno de agressividade elevada, que deriva de células glandulares epiteliais secretoras.

Biopsia – exame feito sob anestesia em que é colhido pequena amostra para realizar o diagnóstico.

Carcinoma – Câncer maligno que tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas

Câncer – conjunto que engloba mais de 100 doenças e que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Cisto – Também conhecido como quisto, ele é um tumor benigno, revestido por uma membrana de tecido epitelial. Dentro pode conter fluidos, material semi-sólido ou pastoso.

Metástase – termos usado para o aparecimento do câncer em outras partes do corpo, além do local de origem da doença. Só é causado em canceres malignos.

Neoplasia– a palavra vem do grego e significa neo = “novo” e plasis = “crescimento, multiplicação celular”. É uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo, com tendência para a autonomia e perpetuação. As neoplasias podem ser benignas ou malignas.

Nódulo- são lesões sólidas, elevadas, com mais de 1 cm de diâmetro. Elas podem ser  benignas ou malignas

Sarcoma – câncer que começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem

Tumor – acúmulo de células cancerosas

Tumor benigno – massa de células localizadas que estão se multiplicando devagar e se parecem com seu tecido original. Raramente apresentam risco de vida.

Especialistas

Dr. Guilherme Ballesteros

Especialidade(s): Ortopedia Oncológica

CRMMG: 26142 TEOT:

Av Contorno n°4747- sala 901 - Serra
31 3223-5080

Graduado em Medicina pela UFMG, o médico fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Sarah de Brasília e sua especialização em ortopedia oncológica pelo Instituto Mineiro de oncologia  . Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT  e da Sociedade brasileira de Ortopedia oncológica, Fellow pela  University of Toronto and Sick Children Hospital . Entre os anos 2002 e 2007, Dr. Guilherme foi professor na PUC-MG .

 

Dr. Ricardo Horta

Especialidade(s): Ortopedia Oncológica, Quadril

CRMMG: 25444 TEOT: 7383

Av Bernardo Monteiro n°890 - sala 1004 - Santa Efigênia
31 3222-1609

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o médico especialista em Cirurgia do Quadril e Ortopedia Oncológica realizou sua especialização no Hospital Luxemburgo e Santa Casa de Belo Horizonte. O ortopedista é membro da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Quadril. Dr. Ricardo também é Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Quadril, da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Latino-americana de Tumores Músculo-esqueléticos e da American Association of Orthopaedics Surgeons, além de Cirurgião de Quadril e Ortopedista Oncológico da Rede Mater Dei de Saúde.

Solicite sua Consulta

Após recebermos seus dados, entraremos em contato para confirmar.
Se preferir, ligue: 31 3339-9636 ou via Whatsapp 31 99845-9711