
Ortopedia Oncológica
Os tumores ósseos são doenças raras, entretanto, hoje, com o avanço da medicina e as novas tecnologias, a abordagem dos pacientes com essas doenças vem se aprimorando. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, há chances maiores de bons resultados. Entretanto, o diagnostico precoce e imediato é fundamental.
Conheçam alguns mitos relacionados a Oncologia Ortopédica:
Se eu tiver um tumor ósseo terei que amputar o membro?
Somente o ortopedista oncológico poderá informar se a amputação será necessária ou não. Entretanto, hoje, com o avanço da medicina já é possível tratar o tumor sem a obrigatoriedade de amputar braços e pernas.
Caso tenha que ser amputado, perderei minha qualidade de vida?
Hoje com as novas próteses o paciente amputado consegue ter um resultado satisfatório e qualidade de vida. É fundamental realizar de forma adequada o processo de reabilitação.
O Câncer pode ser gerado a partir de uma pancada ou fratura?
Não. Muitos acreditam que o câncer pode ser gerado a partir de uma pancada ou após uma fratura. Entretanto, o câncer é decorrente de fatores genéticos e não tem relação com traumas ou doenças articulares degenerativas como, por exemplo, artrose e reumatismo.
Confira o significado de termos médicos muito utilizados na oncologia:
Adenocarcinoma– tumor maligno de agressividade elevada, que deriva de células glandulares epiteliais secretoras.
Biopsia – exame feito sob anestesia em que é colhido pequena amostra para realizar o diagnóstico.
Carcinoma – Câncer maligno que tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas
Câncer – conjunto que engloba mais de 100 doenças e que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Cisto – Também conhecido como quisto, ele é um tumor benigno, revestido por uma membrana de tecido epitelial. Dentro pode conter fluidos, material semi-sólido ou pastoso.
Metástase – termos usado para o aparecimento do câncer em outras partes do corpo, além do local de origem da doença. Só é causado em canceres malignos.
Neoplasia– a palavra vem do grego e significa neo = “novo” e plasis = “crescimento, multiplicação celular”. É uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo, com tendência para a autonomia e perpetuação. As neoplasias podem ser benignas ou malignas.
Nódulo- são lesões sólidas, elevadas, com mais de 1 cm de diâmetro. Elas podem ser benignas ou malignas
Sarcoma – câncer que começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem
Tumor – acúmulo de células cancerosas
Tumor benigno – massa de células localizadas que estão se multiplicando devagar e se parecem com seu tecido original. Raramente apresentam risco de vida.