Lesões ortopédicas comuns na infância

Com toda a atividade e energia que as crianças têm, lesões ortopédicas costumam ser frequentes na infância. A medida que cresce e adquire novas habilidades, o corpo precisa se adaptar e desenvolver para suportar as demandas que vão surgindo.

Mas nem sempre a estrutura óssea consegue acompanhar o ritmo da criançada e essa sobrecarga pode se manifestar com pontos de dor e inflamação. Dois exemplos são as doenças Osgood-Schlatter e Sever.
Osgood-Schlatter é uma inflamação que ocorre no joelho em função da força de tração do quadriceps. Costuma ser mais fremente em meninos e no inicio da adolescência. A doença de Sever acontece devido a sobrecarga de tração do tendão de aquiles no calcanhar e é causa comum de dor neste local em crianças entre 7 e 10 ano de idade.
Ambas as lesões são benignas, não oferecem riscos de maiores complicações e a redução temporária do nível de atividade física é suficiente para aliviar os sintomas.

Lesões causadas por quedas ou acidentes, como entorses e fraturas, também são muito comuns À medida que a criança começa a andar e se arriscar cada vez mais, as lesões se tornam frequentes. Os perigos e o tipo de lesão variam muito de acordo com a idade. Dentre as fraturas mais comuns, podemos citar as fraturas do antebraço e dos dedos da mão.

Em geral, estima-se que cerca de 40% dos meninos e cerca de 25% das meninas terão ao menos uma fratura antes dos 16 anos de idade. As quedas são a principal causa de internação por acidente em crianças entre 1 e 14 anos.

Por isso, é fundamental conhecer os perigos de cada idade, respeitar os limites da criança, usar equipamentos de segurança durante a prática esportiva e aprender sobre como prevenir os acidentes.

O ideal é não deixar a lesão acontecer. Mas se precisar, conte com a gente!