Os perigos da automedicação

.
Todos sabemos dos riscos da automedicação, mas, mesmo assim, quando a dor de cabeça ou a febre aparece, o primeiro impulso é procurar o analgésico mais próximo para tentar resolver o problema. O que não levamos em consideração é que esse alívio imediato pode causar problemas futuros.
.
Existem muitas indicações e contra indicações para medicamentos, o uso indiscriminado, além de não ser aconselhado, pode causar mais danos e agravar o quadro do paciente. Um exemplo muito comum são os antinflamatórios utilizados em torções, lesões e contusões ortopédicas. Além de mascarar um problema mais grave com o alívio da dor, essa classe de medicamentos pode sobrecarregar os rins e o fígado. Outro exemplo é o uso dos corticóides, que também podem trazer problemas, principalmente para pessoas cardíacas e diabéticas, pois ele pode aumentar a pressão arterial e descontrolam o quadro diabético.
.
Para incentivar o uso racional de medicamentos, a Anvisa também desenvolve ações na área de farmacovigilância. Um exemplo é o programa “Rede de Hospitais Sentinela”, que reúne um conjunto de hospitais e de unidades de todo o país. Cada hospital integrante da rede possui um responsável por notificar efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.
.
Ao sentir qualquer sintoma, procure atendimento médico, pois a automedicação não é o melhor caminho!