Cirurgia de lesão no menisco

As estruturas existentes no joelho são de extrema importância, afinal, essa região do corpo é uma das responsáveis por sustentar nosso peso. O joelho é, portanto, uma articulação fundamental para a locomoção, e ele sofre uma quantidade enorme de atritos diariamente. Os meniscos, que são estruturas fibrocartilaginosas, localizadas no centro dessa articulação, funcionam como amortecedores dos joelhos e apresentam uma conformação semicircular. Essas cartilagens têm como função a separação do fêmur da tíbia e o encaixe mais adequado entre os ossos, o que facilita a biomecânica e melhora a dissipação de cargas.
.
A cirurgia de menisco, normalmente, é um procedimento rápido, que dura em torno de 30 minutos. Esse tempo, no entanto, pode variar de acordo com a gravidade e o tamanho da lesão, além de fatores como a presença de outras lesões associadas a ele. A reparação cirúrgica pode ser realizada de duas formas:
.
Ressecção da lesão (meniscectomia): neste procedimento, o fragmento rompido é cortado e retirado. A recuperação pós-operatória tende a ser mais simples, com a expectativa de que o paciente retorne suas funções poucos dias após a cirurgia.
.
Sutura do menisco: nesta técnica, o menisco é reparado, da mesma forma como se dá pontos na pele após um corte. O procedimento busca trazer estabilidade mecânica para a lesão, dando condições para que ele cicatrize. Assim, a estrutura e a função do menisco são preservadas. Para que a cicatrização ocorra, o pós-operatório é mais restrito. Ainda existe, contudo, o risco de falha na cicatrização, o que pode exigir uma segunda cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×