Entenda o que é a dor do crescimento

Você sabe o que é dor de crescimento?

É uma condição muito comum nas crianças, principalmente entre 3 e 6 anos de idade, caracterizada por uma dor inespecífica nos membros inferiores, difusa, não localizada. Geralmente a criança relata dor na panturrilha ou na coxa, sem apontar o local exato. É mais comum no final da tarde e inicio da noite, podendo inclusive acordar a criança nas primeiras horas de sono.

Acontece em cerca de 10% a 20% das crianças e não existe uma causa cientificamente comprovada. Acredita-se que seja uma fadiga muscular, uma vez que é mais frequente após dias de brincadeiras mais intensas, com maior atividade física. Apesar do nome, não tem relação direta com o crescimento, mas sim com a sobrecarga da musculatura em uma criança ativa e cheia de energia, que se desenvolve e exige cada vez mais das pernas durante as brincadeiras.

São dores benignas e autolimitadas, ou seja, desaparecem espontaneamente sem tratamento. Durante a crise de dor, recomenda-se dar atenção, ficar junto da criança e fazer uma massagem na região até que a dor passe. Podem ser ministrados analgésicos simples, como dipirona ou paracetamol, e usada uma bolsa de água quente no local.

Contudo, é importante estar atento aos sinais de alerta. A dor deve ser esporádica e de curta duração, a criança deve voltar a dormir tranquilamente e no dia seguinte acordar sem dor alguma. Se a criança estiver mancando, reclamando de dor com frequência ou deixando de brincar por causa da dor, é importante investigar a causa. Outros sinais de alerta são: dor localizada, limitação de movimento, perda de apetite, febre, dor intensa ou persistente, apatia e prostração. Nesses casos, ou sempre que houver dúvida, é fundamental que a criança seja avaliada por um ortopedista.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação com o ortopedista pediátrico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×