Evite levantar o seu filho pelo braço

Não levante seu filho pelo braço!

Apesar de ser um hábito relativamente comum, erguer uma criança puxando-a pelo braço pode causar uma lesão conhecida como pronação dolorosa. Trata-se de uma subluxação do cotovelo, com deslocamento da cabeça do rádio.

Muito frequente em crianças entre 18 meses e 4 anos de idade, a lesão ocorre devido à frouxidão ligamentar típica da criança.

A pronação dolorosa é caracterizada por uma dor súbita após a criança ser puxada ou carregada pelo braço. Em seguida a dor melhora e a criança se acalma, mas mantém o braço parado ao lado do corpo, evitando dobrar o cotovelo ou usar a mão. Qualquer tentativa de movimentar o braço provoca dor novamente e a criança volta a chorar.

Quando isso ocorrer, os pais devem procurar um Pronto Socorro com atendimento ortopédico. O ortopedista, após identificar que se trata de uma pronação dolorosa, realiza a manobra de redução para reposicionar a cabeça do rádio e resolver o problema. O alívio da dor é imediato e a criança volta a usar o braço normalmente, sem necessidade de medicamentos ou imobilização.

Entre em contato conosco e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×