Rizartrose: o que é?

Você sabe o que é Rizartrose?

É o nome técnico para a artrose no polegar, problema muito frequente. Antes associada ao envelhecimento., suas causas são muito diversas e podem estar ligadas aos novos hábitos como o uso frequente de equipamentos eletrônicos, como teclados, tablets e smartphones. Com isso, inclusive, é possível verificar o aumento do número de afetados em idades mais jovens.

Ela afeta a base do polegar, principalmente em mulheres acima dos 40 anos,. Cerca de quatro em cada dez pessoas terão esse problema.

Os sintomas variam do grau de severidade. Inicialmente o paciente sente as juntas mais travadas e inchadas, mas, com o avanço da doença, o paciente pode sentir dor que se agrava com a repetição de movimentos. A dor pode impedir os movimentos, principalmente os de pinça. Com o tempo, o dedo pode apresentar deformidade que pode chegar ao padrão de “polegar em zig zag”.

Entre suas causas principais estão a predisposição genética que afeta os ligamentos e o uso excessivo do polegar em tarefas diárias. Além disso, fatores pós-traumáticos como no caso de fraturas ou danos ligamentares. podem ajudar a causar a condição.

A obesidade e o sobrepeso também estão ligados também às inflamações que podem ajudar a elevar os riscos de desgastes nas cartilagens dos dedos.
Nos casos mais leves, podem ser usados medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores, além de serem feitas sessões de fisioterapia, acupuntura e terapia ocupacional. Ainda pode ser indicada a imobilização por meio de talas ou órteses. Porém, em casos mais graves, a cirurgia é indicada.

Se você sente ou tem receio sobre a rizartrose, consulte o seu médico de confiança. Apenas ele pode diagnosticar e aconselhar o melhor tratamento.
Entre em contato conosco e marque uma consulta!