Você sabe o que é a síndrome do túneo do carpo?

Você sabe o que é a síndrome do túnel do carpo?

Ela é uma doença que comprime o nervo mediano do canal do carpo, localizado entre o punho e a mão. Mais comum em mulheres, ela é a causa de muitas dores, dormência e formigamento nas mãos. Além disso, pode causar muita dificuldade em tarefas cotidianas como em atividades manuais ou mesmo em tomar café segurando uma xícara.

Essa condição tem causas genéticas. Mas, segundo especialistas, pode aparecer repentinamente. Ainda não existe comprovação da ligação com movimentos repetitivos, mas, com os primeiros sintomas aparecendo, é importante ter cuidado ao utilizar o computador, por exemplo. Fatores como a diabetes e a obesidade também são prevalentes em quem tem a síndrome.

Para diagnosticar, o médico realiza o exame clínico, sendo também comum a eletroneuromiografia para o mesmo fim. Já o tratamento é muito diverso, podendo ir desde a imobilização com órtese e prescrição de antiinflamatórios até a cirurgia.

É importante ressaltar a necessidade do diagnóstico clínico a partir de um ortopedista e evitar a automedicação, além de, aos primeiros sintomas, procurar o especialista para evitar o agravamento.

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×