Desalinhamentos no Joelho

O joelho é uma das partes mais importantes da nossa perna, responsável pelo próprio ato de andar. Porém, ele pode sofrer com deformidades genéticas ou vindas de doenças. Elas podem causar dois tipos de problemas: o joelho valgo e o joelho varo.

O joelho varo é um desalinhamento mais comum em mulheres onde os joelhos estão direcionados para dentro. Mesmo com esse desalinhamento, os pés continuam apontando para fora. Ele também é comum em crianças e adolescentes durante a fase de crescimento. É possível que, com o passar dos anos, o alinhamento volte ao normal, porém, caso existam problemas é recomendado o acompanhamento médico.

Essa deformidade causa um desequilíbrio no apoio do peso na região lateral do joelho e afeta o funcionamento, podendo resultar na Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP), em artroses, tendinites, hoffites e condromalácias.

Já o joelho varo é mais comum em homens e lembra uma pessoa montada em um cavalo. Ou seja, as pernas estão arqueadas e voltadas para fora. Pode ser observado em bebês como eles nascem com as pernas dessa forma.

No joelho varo, a sobrecarga acontece na parte medial do joelho com um estiramento das estruturas laterais. Ela pode levar ao aparecimento da Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI), de artrose e tendinite.

Para solucionar ambas as complicações, a consulta com um médico ortopedista deve ser realizada para a avaliação dos tratamentos necessários.

Dependendo da extensão do problema, é possível que sejam feitas cirurgias para a correção das deformidades.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×