Conhece o neuroma de Morton?

O neuroma de Morton é uma doença que afeta os pés. O problema é definido como uma tumoração benigna no nervo interdigital, localizado entre os ossos dos dedos e que pode provocar bastante dor. Essa lesão afeta principalmente mulheres e atletas que praticam corridas. Apesar de não ser grave, pode trazer uma série de complicações, prejudicando algumas atividades do dia a dia.

De maneira geral, os sintomas não são visíveis, mas ao caminhar, as pessoas que apresentam o problema têm a sensação de estarem pisando em pedras. Este desconforto pode aumentar quando a pessoa faz o uso de sapatos apertados ou de saltos muito altos. Outros sinais que podem ser associados à doença são a dormência, o formigamento e a queimação.

Em algumas pessoas, quando o neuroma é muito grande, é possível senti-lo pelo toque. As dores podem aumentar ainda mais quando a pessoa que possui o problema realiza atividades como subir e descer escadas. Isso porque, devido aos movimentos que precisam ser feitos, os dedos se esticam, levando a compressão do tumor e podendo intensificar os sintomas.

As causas do neuroma de Morton ainda não são bem definidas. Acredita-se que o problema está relacionado a lesões agudas, microtraumas de repetição, hiperpressão ou irritação do nervo. Contudo, embora não se tenha conhecimento de uma causa específica, alguns fatores de risco podem contribuir para o aparecimento da doença. São eles: salto alto, calçados desconfortáveis (bico fino) e deformidade nos pés.

A melhor forma de prevenir o aparecimento da doença é alternar o uso de sapatos no dia a dia, evitando aqueles que sejam muito apertados. Outra medida fundamental para a prevenção é ficar atento na hora da prática da atividade física, alongar e massagear a região dos pés para diminuir a rigidez do tecido, a fim de melhorar o espaço comprimido pelo neuroma.

 

1 comentários em “Conhece o neuroma de Morton?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×