Saiba mais sobre o pé diabético

O pessoa que possui diabetes precisa estar muito atenta aos pés. O pé diabético apresenta sintomas como a perda da sensibilidade protetora, que leva os pacientes a não notarem as agressões nos pés. Essa alteração de sensibilidade dificulta a percepção de feridas e consequentemente o tratamento e a cicatrização. Assim, frequentemente os pés podem adquirir infecções, que, se não identificadas, irão acometer tecidos profundos, como os ossos, necessitando de cirurgias.

Cuidados básicos, que alguns pacientes consideram “bobos”, como secar bem os pés após o banho, usar meias de algodão e de preferencia brancas, sapatos confortáveis, não usar calçados de bico fino, além de evitar andar descalço e não usar produtos com álcool são bons hábitos que os diabéticos devem adotar para evitar a doença. Essas atitudes são relevantes e fazem muita diferença no cuidado diário e na prevenção de feridas.

Para quem pensa que a doença é simples se engana. O trabalho e o tratamento do Pé Diabético exigem um alinhamento e um envolvimento de uma equipe multidisciplinar: são ortopedistas, clínicos, enfermeiras, cirurgiões vasculares, infectologistas, endocrinologistas, cirurgiões plásticos, que juntos irão cuidar das feridas, controlar a glicose no sangue e ajudar o paciente na rotina de cuidados com seus pés e de sua saúde.

Reforçamos a importância dos Diabéticos terem um grande cuidado com seus pés e também com o controle do nível de glicose no sangue.