Você sabe o que é Condrossarcoma?

O condrossarcoma é um câncer que se desenvolve a partir das células que formam a cartilagem. Ele é o segundo tipo mais comum de tumor ósseo primário. No entanto, existem tratamentos altamente eficazes para este tipo de câncer, por isso as taxas de cura são muito grandes. Além disso, a possibilidade de preservação do membro acometido é alta.

Esse tumor é raro em pessoas com idade inferior a 20 anos e podem se desenvolver em qualquer lugar onde existe cartilagem, como pelve, pernas ou braços. Ocasionalmente, aparecem na traqueia, laringe, parede torácica, omoplata, costelas ou crânio.

Alguns condrossarcomas têm características distintas e possuem diferentes prognósticos. Conheça quais são eles:

Condrossarcoma Diferenciado. Se inicia como condrossarcoma típico, mas, em seguida, algumas partes do tumor se transformam em células similares as do osteossarcoma ou fibrossarcoma. Esta variante do condrossarcoma tende a ocorrer em pacientes mais velhos e é mais agressivo do que os condrossarcomas habituais.

Condrossarcoma de Células Claras. São raros e de desenvolvimento lento. Raramente se disseminam para outros órgãos, a menos que já tenham recidivado localmente várias vezes.

Condrossarcomas Mesenquimais. Podem crescer rapidamente, mas, são sensíveis à radioterapia e quimioterapia.

Os sintomas do condrossarcoma são dor e inchaço. Neste caso, um profissional especializado em ortopedia oncológica deve ser procurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×