Tipos de pés e pisadas

Na ortopedia, o pé é classificado de três maneiras: Pé plantígrado; Pé Plano e Pé Cavo. Saiba mais sobre cada um deles:

1- Pé Plantígrado: o peso do corpo é distribuído de forma igual em toda planta do pé.
2- Pé Plano: popularmente conhecido como pé chato, ele toca o chão quase que por inteiro, não tem a curvatura de “dentro do pé”..
3- Pé Cavo: possui um arco medial bem acentuado e curvado, com isso, o apoio é maior no calcanhar, primeiro e quinto dedo.

Sobre as pisadas, vale ressaltar que o tipo de pisada de cada pessoa é determinado por suas características anatômicas. Isso envolve o tipo de pé, joelho, ângulo formado pelo quadril, a flexibilidade de articulações e equilíbrio dos músculos. As pisadas são classificadas como: pisada neutra; pisada pronada e pisada supinada. Conheça cada uma delas.

Pisada Neutra: quem tem pisada neutra possui menos restrições no momento de escolher um calçado e para a pratica de atividade fisica. O peso do corpo é distribuído de forma homogenia em toda planta do pé, o que reduz a possibilidade de lesões tanto no esporte quanto nas atividades do dia a dia.

Dando sequência nos tipos de pisada, hoje vamos falar mais sobre a pisada pronada. Nessa pisada ocorre um aumento da pressão na parte interna do pé, fazendo com que ele vire mais que o normal, ao andar ou correr. Cerca de 50% da população tem essa pisada.

Finalizando a série sobre os tipos de pé e pisadas, hoje vamos falar sobre a Pisada Supinada. Nessa pisada, para se impulsionar o pé toca o chão com a parte externa do calcanhar até o quinto dedo, popularmente conhecido como “dedinho”. Esse pé é um pouco mais rígido durante a acomodação no solo, e toda carga passa praticamente da parte de fora do pé. A pisada supinada é muito comum em pessoas com o pé cavo.

Reforçamos que para descobrir o tipo de pisada é importante realizar uma consulta com um ortopedista, especialista em pé e tornozelo, para compreender a sua pisada e os impactos dela em sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×