Tratamento de hérnia de disco lombar

Nosso ortopedista e cirurgião de coluna, Marcelo Horta Petrillo, comandou no ano passado, a primeira cirurgia à laser Duo Pldd para tratamento de hérnia de disco lombar de Minas Gerais. O procedimento cirúrgico contou com o auxílio de uma equipe multidisciplinar e integrada especializada para tratamentos da coluna. O médico se dedica ao tratamento minimamente invasivo e já pôde trocar experiências acompanhando procedimentos em Chicago, EUA, e em Herne, na Alemanha. Além disso, participou de cursos sobre a especialidade no Rio de Janeiro e em Nova York, EUA.

A cirurgia consiste no posicionamento de uma fibra óptica, através da introdução de uma agulha no disco intervertebral, emitindo o laser com uma dose controlada, causando uma lesão térmica. Essa lesão promove a diminuição da dor por meio da cauterização das terminações nervosas locais e possibilita a retração da hérnia discal protusa. Esse procedimento minimamente invasivo é uma opção de tratamento aos pacientes que que não apresentam melhoras significativas aos tratamentos iniciais como fisioterapia, medicações orais e bloqueios.

Durante a cirurgia, o paciente permanece acordado e responsivo sob efeito de anestesia local, o que diminui consideravelmente os riscos. De acordo com o médico, “por ser uma operação pouco invasiva e sem cortes na pele, o pós-operatório costuma não ter grandes intercorrências e a alta do paciente pode acontecer até mesmo no dia do procedimento. Mesmo sendo uma cirurgia pouco agressiva e de rápida recuperação, o procedimento possui indicações específicas e não é indicado para tratamento de todas os casos de hérnia de disco”, explica.

Atendimento de ortopedia na Rede Mater Dei de Saúde: 24h no prontos-socorros do Mater Dei Santo Agostinho, Contorno e Betim-Contagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×