Tendinite e bursite: você sabe a diferença?

A Tendinite é a inflamação do tendão, a parte final do músculo que se liga ao osso, e a bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial que serve de “almofada” para determinadas estruturas como tendões e proeminências ósseas. Ela atua evitando o contato com estas estruturas que poderiam ser danificadas pelo atrito constante.

Os sintomas da tendinite e da bursite são muito semelhantes, como dor na articulação, dificuldade em realizar movimentos com esta articulação e inchaço, vermelhidão ou pequena elevação de temperatura devido a inflamação. Estes sintomas podem surgir aos poucos. Inicialmente eles têm tendência a surgir quando o indivíduo realiza algum esforço como carregar uma sacola pesada, ou esforço repetitivo por exemplo, mas em alguns casos estes sintomas podem surgir após um traumatismo ou uma pancada na região.

O diagnóstico da tendinite e da bursite pode ser feito pelo médico por meio de testes e exames físicos específico e ao observar exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética da articulação.

O tratamento para tendinite e bursite é muito semelhante, e pode ser feito com analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×