Você sabe o que é osteonecrose?

A osteonecrose, também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica, é a morte de uma região do osso quando o seu suprimento de sangue é interrompido, havendo um infarto ósseo, o que causa dor, podendo gerar um colapso do osso que pode provocar uma artrose grave.

Osteonecrose pode surgir em qualquer osso do corpo com muita frequência no quadril, afetando a região da cabeça femoral. Punhos e tornozelos são envolvidos com menos frequência. Não é comum que a osteonecrose envolva o ombro ou outros locais menos afetados sem o envolvimento do quadril.

Inicialmente, a osteonecrose pode não apresentar sintomas e dificilmente pode ser vista nos exames de imagem. Mas à medida que a circulação de sangue piora e há mais comprometimento do osso, podem surgir sintomas como dor na articulação afetada, o que provoca dificuldades para caminhar ou fazer atividades diárias. Um ou mais ossos podem ser comprometidos nesta doença e, na osteonecrose do quadril, pode ser afetado apenas um ou ambos os lados.

As principais causas de osteonecrose são lesões nos ossos que ocorrem por um traumatismo, como em casos de fraturas ou luxações. No entanto, as causas não traumáticas incluem:

• Uso de remédios corticosteróides, quando em dose elevada e por longos períodos de tempo;
    • Alcoolismo;
    • Doenças que causam alterações na coagulação do sangue, como anemia falciforme, trombofilias, insuficiência hepática, câncer ou doenças reumatológicas;

Além desses , existem casos nos quais não é possível descobrir a causa da doença, e estes casos são chamados de osteonecrose idiopática. O diagnóstico precoce é fundamental na tentativa de instituir um tratamento antes que aconteçam as sequelas.