Cuidados com a coluna

A dor nas costas pode ser proveniente de diversos fatores, por isso procurar um especialista para investigar a causa do problema é essencial. No entanto, existem algumas dicas importantes que podem ser seguidas para aliviar este problema, que atinge vários brasileiros. Confira algumas dicas que podem ajudar a trazer alívio a esse incômodo.

Mantenha a boa postura da coluna. A coluna lombar possui uma curvatura natural que chamamos de lordose, que se caracteriza por ser uma leve concavidade nas nossas costas. Manter a “posição neutra” nada mais é que manter essa curvatura na realização de nossas atividades diárias. Nessa posição há uma maior estabilidade da coluna, os músculos estão numa posição em que uma contração leve pode manter a posição adequada de suas vértebras, os ligamentos estão protegidos pois não estão excessivamente esticados e o disco intervertebral (estrutura que se localiza entre as vértebras, funcionando como um absorvedor de impacto) fica protegido de uma possível herniação, como a temida e dolorosa hérnia de disco.

Ao carregarmos objetos, especialmente objetos pesados, quanto mais próximos os mantivermos de nosso corpo, menor será a força que teremos de fazer, e menor será a carga que será imposta nossa coluna lombar. Como exemplo, pegue uma mochila e segure-a com o braço esticado, e então dobre o braço e veja como fica mais fácil, tanto para o braço quanto para as costas. Além disso, é importante mencionar que ao pegar objetos no chão, deve-se usar a força das pernas para levantar, evitando flexionar excessivamente a coluna.

Para diminuir ou eliminar a dor nas costas é importante observar a maneira correta de sentar. É essencial não sentar-se com os quadris e joelhos dobrados a 90 graus. Nessa posição, perdemos a curvatura natural da coluna lombar, a lordose que falamos no item um. Para mantermos essa saudável curva da coluna é necessário que o ângulo entre nossas coxas e nosso tronco seja um pouco maior que 90 graus. E como conseguir isso? Colocando um apoio embaixo do bumbum, de forma que a altura de seu quadril esteja levemente acima da altura de seu joelho, num angulo de 90 a 100 graus. Um travesseiro dobrado é a melhor aposta. Um apoio ou almofada na região lombar também ajuda a manter a postura correta. Tudo isso ajuda a manter a posição neutra da coluna lombar e assim ela estará mais protegida e você, mais confortável.

Também é importante manter o condicionamento físico. Manter o bom condicionamento da musculatura das costas e do abdômen é importante, mas é necessário não negligenciar o resto do corpo. Com os glúteos, coxas, pernas e braços fortalecidos sua coluna estará ainda mais protegida de possíveis problemas. Outra importante dica é tentar manter uma boa flexibilidade do corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×