Carnaval sem Traumas – Nós apoiamos essa ideia

A equipe de Ortopedia e Traumatologia da Rede Mater Dei de Saúde apoia a campanha, lançada pela SBOT Nacional, “Carnaval sem Traumas”.

Quer saber mais sobre a campanha?

Confira o material criado pela SBOT. Ah! Fique ligado, nos próximos dias teremos dicas para que você aproveite esse carnaval sem traumas.

Carnaval sem Traumas. 

Diversão, saúde e segurança. O melhor bloco desse carnaval. 

A ingestão de álcool durante o período do Carnaval e a prática do celular ao volante aumentam consideravelmente o risco de acidentes. Ao juntarmos essas duas temáticas, temos um universo alarmante de acidentes de trânsito. Informações e dados estatísticos importantes do DENATRAN, DATASUS e PRF (Polícia Rodoviária Federal) alertam sobre a necessidade de se educar os motoristas, motociclistas e pedestres. Confira:

1. O número de acidentes aumenta entre 20% e 30% segundo dados da Polícia Rodoviária Federal;

2. Segundo do DENATRAN, a combinação de bebida e direção costuma ser mais frequente durante o Carnaval, sendo que a ingestão de álcool ao volante é responsável por 65% dos acidentes;

3. Usar o celular e dirigir, aumenta em até 400% o risco de acidentes;

4. Uma pesquisa realizada com motoristas das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro mostrou que 84% dos motoristas admitem usar o celular enquanto dirigem, apesar de saberem que essa prática provoca distração e aumenta o risco de acidentes;

5. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) informa que as cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% no Carnaval.

O ortopedista Moisés Cohen, presidente d a SBOT, fala que é importantíssimo orientarmos motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos e consequências que consumo do álcool e o uso do celular ao dirigir podem trazer para a vida destas pessoas, principalmente, nessa época do ano. O Carnaval é uma festa tão esperada pelos brasileiros, que podem e devem curtir essa folia, sem riscos de acidentes e traumas. “A SBOT reconhece essa importância e lança a campanha “Carna val Sem Traumas 2019”.

A Campanha “Carnaval Sem Traumas” tem como objetivo principal orientar o motorista a não consumir álcool antes de dirigir e usar o celular ao volante. Além disso, traz os 10 mandamentos do folião nota 10, que são dicas que informam sobre os limites do corpo durante a folia.

Já Sandro Reginaldo, presidente da Comissão de Campanhas da SBOT, explica que as Campanhas da SBOT atuam justamente na prevenção, pois esses acidentes trazem uma repercussão social e até um custo financeiro muito grande. “Na questão social são casos fatais , famílias destruídas, por exemplo. Já no socioeconômico, quando não
há morte, mas tem uma incapacidade permanente ou provisória, isso tem um custo elevado e que muitas vezes são pessoas que estão na fase altamente produtiva e que vão ficar incapacitadas, sem condição de manter a família, recebendo benefícios do governo”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×