Você sabe o que é artroplastia?

Quando a articulação do ombro sofre alguma lesão, o paciente costuma sofrer com diversos sintomas desagradáveis, pois essa é uma articulação  das mais complexas e mais utilizadas no dia a dia. Graças a ela é possível realizar inúmeros movimentos do braço. Um dos muitos problemas que podem acometer essa região é a artrose. Trata-se na verdade de um desgaste sofrido por ela, como uma erosão das superfícies articulares geralmente associado ao envelhecimento. Pacientes relatam dor progressiva com importante restrição dos movimentos, prejudicando as mais simples atividades do dia a dia e até mesmo o sono. A fisioterapia na maioria das vezes não resolve o problema, particularmente nos casos de artrose mais avançada sendo necessário uma intervenção cirúrgica chamada artroplastia. O procedimento substitui uma articulação danificada por uma prótese, com o intuito de proporcionar ao paciente uma melhor  qualidade de vida, através da redução da dor e da recuperação dos movimentos perdidos.

Porém, é importante destacar que nem todos os casos de ‘artrose no ombro’  serão tratados com uma prótese de ombro. Tudo vai depender da intensidade dos sintomas e do comprometimento dos movimentos e da avaliação médica. Alguns casos,  com sintomas brandos, que não impossibilitam o cotidiano do paciente, podem ser tratados com fisioterapia e medicação. No entanto, se a situação for mais grave ou se a pessoa não responder adequadamente ao tratamento convencional, a prótese passa a ser uma opção real.

Uma das causas mais comuns que leva à necessidade da realização de uma artroplastia de ombro é a artropatia do manguito rotador, que ocorre após uma ruptura grave dos tendões.. A patologia é comum em pacientes idosos, justamente por ser uma doença degenerativa (que se agrava com o passar do tempo). Outras situações também podem levar à indicação da prótese de ombro, como fraturas graves, artroses primárias (desgaste de causa hereditária da articulação) e artroses secundárias a doenças como lúpus e artrite reumatoide.

Os resultados das  cirurgias são bastante promissores, oferecendo aos pacientes  boas possibilidades de ter um alívio da dor, recuperação dos movimentos e um sono de melhor qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×