Você sabe o que é Paralisia Cerebral?

A paralisia cerebral é causada por uma lesão no cérebro imaturo e que se manifesta como um distúrbio do movimento, do tônus muscular e da postura. Pode ocorrer devido a malformações congênitas, complicações na gestação, durante o trabalho de parto ou mesmo após o nascimento.

A lesão cerebral é permanente, mas não progressiva. As consequências porém, são dinâmicas. Isso porque com o crescimento da criança, o desequilíbrio muscular provoca alterações músculo-esqueléticas variadas e pode levar a contraturas e deformidades, com perda da função e algumas vezes dor.

O atraso para alcançar os marcos do desenvolvimento, como sentar sem apoio ou começar a andar, pode ser o primeiro sinal do problema. O grau de acometimento é muito variado, podendo ser leve (com apenas alterações motoras sutis e inteligência normal) ou grave (com comprometimento significativo das funções motoras e cognitivas).

Quando há suspeita, o pediatra pode encaminhar o paciente ao neurologista para um diagnóstico definitivo, mas o acompanhamento deve ser sempre multidisciplinar. O tratamento regular com fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. Apesar de a lesão cerebral não ter cura, com o estímulo adequado, muitos avanços são possíveis. O acompanhamento com o ortopedista pediátrico é importante para prevenir e corrigir as limitações e deformidades que surgem com o crescimento.

Esse é um dos temas que será abordado no XXI Simpósio de Ortopedia da Rede Mater Dei de Saúde / II Simpósio Internacional de Doenças Neuromusculares, nos dias 19 e 20 de outubro. O evento, voltado para médicos, profissionais de reabilitação, residentes e acadêmicos, contará com a participação do Dr. Luciano Dias (Chicago-EUA), ex-presidente da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Medicina do Desenvolvimento, um dos mais renomados especialistas no assunto.

Confira a programação científica completa e faça sua inscrição por meio do site: http://www.opsload.com.br/ortopedia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×