É possível tratar o câncer dos ossos sem amputação

O câncer quando acomete o esqueleto e inicialmente algum osso é chamado de primário. Já quando acomete o esqueleto na forma de metástases, proveniente de outro local do corpo, como no câncer de mama e próstata, é chamado secundário. Existe também o Plasmocitoma/Mieloma Múltiplo, que acomete o esqueleto, mas é um câncer da linhagem sanguínea.

Os tumores primários podem acontecer em qualquer idade, mas crianças e adolescentes são especialmente afetados. Já os secundários e o Mieloma são tumores típicos dos adultos e idosos. O câncer pode se desenvolver em qualquer osso, no entanto, afeta principalmente os ossos mais longos, como dos braços e pernas, vértebras da coluna ou pelve.

O tratamento do câncer nos ossos depende do tipo de tumor, tamanho e da sua localização. Os principais tipos de tumores malignos primários são os Condrossarcomas, Osteossarcomas e o Sarcoma de Ewing. Para cada um deles existe um tratamento diferente, porém todos tem o mesmo objetivo: destruir as células cancerígenas e/ou remover o tumor, evitando amputar o membro afetado.

Confira como funciona:

Tratamento do Condrossarcoma: de mesênquima cartilaginoso, o tratamento mais indicado é a cirurgia com margens adequadas para remoção do tumor, pois na grande maioria dos casos a quimioterapia e radioterapia não têm efeito terapêutico;

Tratamento do Osteossarcoma: o osteosarcoma, de mesênquima ósseo, normalmente é tratado com a realização de quimioterapia e depois cirurgia para remover o tumor, com quimioterapia novamente após a cirurgia;

Tratamento do Tumor de Ewing: mais complexo, o tratamento combina radioterapia, quimioterapia e cirurgia, em grande parte dos casos.

Nos dias de hoje, o índice de preservação da parte do corpo afetada é superior a 85%, graças a precocidade do diagnostico, técnicas modernas de análise da lesão, avanços na quimio e radioterapia, e por fim, nas modernas técnicas cirúrgicas de reconstrução e implantes planejados para cada paciente. Todos esses serviços são realizados pelo Hospital Mater Dei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×