Conheça a Lesão do Manguito Rotador, causa de intensa dor no ombro

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero. Os tendões são: tendão supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Esses tendões são essenciais para o bom funcionamento do ombro. São eles os principais responsáveis pelos movimentos das atividades da vida diária e por manter o ombro bem posicionado para que outros músculos maiores e mais potentes realizem sua função.

Os problemas relacionados a esse membro ocorrem quando parte destas estruturas se tornam irritadas ou danificadas. Isso causa dor, fraqueza e limitação nos movimentos do ombro. A dor pode ser intensa e muitas vezes piora quando a pessoa tenta dormir sobre o lado afetado.

A lesão do manguito rotador ocorre mais frequentemente em pessoas que repetidamente executam movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas ou mesmo nos mais comuns movimentos do dia a dia. Dentre os profissionais que mais apresentam o problema estão os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e de fim de semana. As lesões também são bastante frequentes em pessoas que fazem atividades domésticas simples como carregar sacolas pesadas. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade, pois o tendão fica mais fraco com o passar dos anos.

As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais tendões da região. Em lesões incompletas ou nas lesões completas menores, muitas pessoas se recuperam com exercícios sob a orientação do fisioterapeuta, melhorando a flexibilidade e a força nos músculos ao redor do ombro.

Às vezes, as rupturas do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma queda ou após esforços físicos. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais rapidamente possível. Rupturas extensas do manguito rotador podem exigir reparo cirúrgico, transferência de tendões alternativos ou até a completa substituição da articulação por uma próstese.

Uma dor no ombro que é de curta duração pode ser avaliada por um ortopedista geral. Porém, em caso de falta de melhora com o tratamento inicial é indicado consultar um especialista da área.

 

 

 

 

  1. E verdade.Fui mesicado hoje as 10:08 pelo o Medico Alessandro Ulhoa Rodrigues.Otimo atendimento e me orientou ao um retorno medico.Obrigado pelo atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×