Saiba mais sobre as lesões da coluna vertebral decorrentes da prática de esportes

As lesões da coluna vertebral são observadas em indivíduos que praticam esportes de diferentes modalidades como ginástica, body jump, halterofilismo, musculação, corrida, esportes radicais, entre outros. A coluna vertebral, por meio de suas estruturas, faz parte do mecanismo de transmissão e coordenação dos movimentos entre os membros superiores e inferiores. Essas estruturas que incluem os corpos vertebrais e suas articulações, discos, músculos, ligamentos atuam continuamente no sentido de potencializar a força a ser utilizada pelos membros, quando ocorre o posicionamento espacial do indivíduo, fornecendo suporte ao corpo quando ele é submetido a ação da força da gravidade.

A incidência de lesões da coluna vertebral na prática esportiva é estimada entre 10 e 15% e 0,6 a 1% apresenta algum grau de déficit neurológico associado. Até 30 % dos atletas apresentarão episódios de lombalgia ao longo de suas atividades esportivas. É certo que as lesões da coluna vertebral podem também ser observada em não atletas, porém, algumas lesões são mais características dos atletas e apresentam peculiaridades que justificam abordagem mais específica. Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes:

– cervicalgia;
– lombalgia;
– tetraparesia transitória;
– espondilólise
– hernia de disco
– fraturas vertebrais

Por isso, é tão importante os cuidados com a coluna, além de ressaltar a moderação como palavra de ordem na tentativa de evitar problemas mais sérios. Outro aspecto importante é que cada vez mais pessoas com idade superior aos quarenta anos de idade praticam esportes e que os problemas degenerativos (desgastes) e osteoporose na coluna também contribuem em alguns tipos de lesões. Prevenir é essencial e, antes de iniciar a prática de qualquer atividade, deve-se passar por uma avaliação médica, com o objetivo de conhecer melhor seus limites e os impactos da prática esportiva para o corpo humano.

1 comentários em “Saiba mais sobre as lesões da coluna vertebral decorrentes da prática de esportes

  1. Muito bom artigo, sempre pensei desta forma como educador físico, mas gostaria de saber o que vocês pensam sobre a modalidade de CrossFit, visto que está em alta, e com muita adesão de pessoas sem nenhuma experiência com treinamento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×