Conheça os locais mais frequentes que ocorrem lesões em atletas de futebol

Às vésperas da Copa do Mundo 2018, que começa no próximo dia 14, as lesões são um pesadelo para os jogadores que correm risco de ficarem fora do Mundial da Rússia por problemas físicos. Conheça os locais mais frequentes que ocorrem lesões em atletas de futebol:

Púbis: o local onde o músculo adutor da coxa se encontra com púbis é um dos mais sobrecarregados no futebol. O movimento repetitivo nessa região provoca uma inflamação no tendão que junta o músculo e o osso. É um tipo de tendinite – o tendão não se rompe – sentida como a famosa “puxada na virilha”.

Tíbia: tipo de fratura muito comum no futebol. Antigamente, quando o uso de caneleira não era obrigatório, elas eram ainda mais típicas. Em casos de fraturas da tíbia, é comum que a fíbula também seja afetada, afinal é um osso muito mais fino e que nem sempre é protegido pelas caneleiras.

Tornozelo: além de sofrer com a rápida movimentação do futebol moderno, os tornozelos estão mais vulneráveis a pancadas e aos buracos do campo. As lesões mais comuns são entorses (ou torções) nos ligamentos que conectam os pés aos ossos da perna.

Joelho: os movimentos de rotação são os culpados pelas lesões no joelho. As mais comuns são rompimentos (total ou parcial) do ligamento cruzado anterior, do ligamento colateral-tibial e do menisco. Eles funcionam como elásticos que se esticam com a rotação da perna. Quando são sobrecarregados, eles se rompem e é preciso reconstituí-los usando outros tendões, como o de trás da coxa.

Coxa: o músculo é feito de várias fibras que, na hora do movimento, escorregam umas sobre as outras. Quando o movimento não é harmônico ocorre um estiramento. Durante o chute, por exemplo, o músculo está contraído para produzir a força contra a bola e, de repente, você o estica. Os músculos posteriores são as principais vítimas. Eles podem simplesmente travar (contratura) ou mesmo se romper.

 

 

1 comentários em “Conheça os locais mais frequentes que ocorrem lesões em atletas de futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×